Escrevendo Bons Casais

Olá, futuros escritores e escritoras!

  Bom, todos lemos ou assistimos coisas com a expectativa de ter um casal para babar em cima. Não sei vocês, mas quando estou lendo ou assistindo uma série ou um filme eu sempre procuro um casal pra shippar, independente do gênero. Mas na hora de escrever um casal é um pouco mais complicado. Então procurei em vários sites dando dicas para o casal não ficar sem graça e/ou muito forçado (fontes no final do post) e agora vou passar o que achei aqui para vocês (de nada).

Peter e Lara Jean - Para todos os garotos que já amei

  1. Diga não ao clichê!

  Eu sei, eu sei, às vezes a gente só quer chegar em casa depois de um dia cansativo e ler um bom e velho romance previsível, cheio de coisas que você já leu pelo menos 100 vezes antes. Mas a história que realmente prende a gente é aquela que você pensa "não acredito!" e não consegue mais parar de ler porque você não sabe o que esperar do final. 

10 "Mentirinhas" de casamento que os filmes contam às noivas
Allie e Noah - Diário de uma paixão

Exemplos de clichê:
  • Beijo na chuva
  • Corrida até o aeroporto
  • Casal começa se odiando
  • Vídeo musical fofo com cenas do casal apaixonado evoluindo
  • Um dos protagonistas sempre tem um papo de que é frio e sem sentimentos, mas na verdade é só uma pessoa emocionalmente quebrada
  • Amigo gay da protagonista feminina (aliás, esse clichê pode acabar se tornando preconceituoso dependendo de como o personagem gay é escrito, então fique atento com isso).
Um filme bem legal que brinca com esses clichês é o Megarrromântico, da Netflix (sim, é com três R's mesmo, eu pesquisei). No filme, a protagonista que odeia filmes românticos fica presa dentro de um. O tempo inteiro ela zoa dos clichês.

onde você não precisa ter medo de sonhar ::::: Dreamy Fearless,
Megarrromântico


2. Desenvolva bem seus personagens.
 
Personagens sem conteúdo não atraem ninguém. O ideal é fazer com que os personagens vão além do casal, considerando que romance não é a única coisa acontecendo na vida deles, não é? Eles precisam ter defeitos tanto quanto qualidades. Um exemplo é Jane The Virgin. Na série, Jane, que prometeu guardar sua virgindade até o casamento, é inseminada artificialmente e engravida. O programa consegue manter as situações absurdas típicas de novela sem descartar a complexidade de seus personagens. Jane é bem romântica e sempre busca fazer o certo, mas é igualmente controladora e até metódica. Isso não a torna insuportável. Ela tem defeitos como todos nós, e isso é importante.

Motivos para assistir Jane the virgin | Blog Próximo Capítulo
Jane - Jane The Virgin

2. Não os faça combinar em tudo.

Claro, o casal precisa de certa compatibilidade, mas não precisam combinar em tudo. Eles não precisam querer as mesmas coisas, pensar da mesma forma e não discordar nunca. Compatibilidade significa que o casal é capaz de rir das piadas um do outro, gostar da companhia, do beijo, de conversar... Qual seria a graça de ler/assistir esse casal se tudo no relacionamento deles fosse perfeito? Relaxa, eu respondo por você: NENHUMA!

nick and jess jessica day gif | WiffleGif
Nick e Jess - New Girl

3. Desafios tornam o amor mais intenso.

Tá bom, pode falar o que quiser, mas ninguém pode discordar disso. 

  Já definimos que o casal não pode concordar em tudo, mas que obstáculos isso trás à tona? Isso pode gerar um conflito. Não necessariamente o conflito vem sempre daí. Talvez seja por conta de um problema externo: a distância, uma guerra... Ou talvez seja um obstáculo interno e pessoal que algum deles deve enfrentar. Às vezes um deles precisa de um tempo para si mesmo, para focar nos estudos ou em uma jornada de autoconhecimento. Às vezes os dois estão em momentos diferentes da vida. Claro, na vida real o mais comum é pular fora e vida que segue, mas às vezes o amor verdadeiro fala mais alto. Na sua ficção, você pode escolher qual dos caminhos os personagens vão seguir.


Jennifer Aniston Kiss GIF by Nick At Nite | Melhor casal, Shows, Casal
Ross e Rachel - Friends


  Um bom exemplo de um casal que teve muitos desafios superados por seu amor é Cory e Topanga, de Boy Meets World. Falar que esses dois passaram por um bocado de problemas é eufemismo. Como não posso listar todos os seus problemas aqui, vou falar de um em específico. 
  Na quarta temporada, Topanga tem que se mudar, pois seu pai é transferido. Como eram os anos 90, era mais complicado ter uma relação à distância. Porém, um dia, Topanga foge de casa para ver Cory, e juntos convencem seus pais de que seu amor é verdadeiro e durará para sempre. Então Topanga se muda com sua tia e fica perto de seu amor, com quem se casa na última temporada e, como é possível ver no spin off, Girl Meets World, tem dois filhos.


otp: cory and topanga | Tumblr
Cory e Topanga - Boy Meets World

4. Slowburn

Reservei uma parte desse post para falar sobre o slowburn. Mas o que é isso afinal? Bem, no slowburn, o casal se desenvolve aos poucos, criando uma tensão entre os personagens antes deles ficarem juntos. Uma vantagem disso é que o leitor/telespectador fica ansioso aguardando o famoso primeiro beijo ou uma declaração. A desvantagem é que você tem que saber a hora certa. Se esperar demais o leitor/telespectador perde a paciência. Mas se você souber o que está fazendo, o casal tem mais chances de se desenvolver bem e ter uma relação mais profunda e realista. Para usar o slowburn, é necessário criar um ritmo equilibrado, mas isso pode ser um desafio enorme para nós, escritores.

gilbert blythe | Tumblr | Gilbert blythe, Gilbert and anne, Anne ...
Anne e Gilbert - Anne With An E

Como usar o slowburn???

  • A química é a chave: qualquer relacionamento precisa de química, mas principalmente os românticos e ainda mais com o slowburn. É preciso que o leitor/telespectador torça e implore para que o casal fique junto, ainda porque esse momento ainda vai demorar para acontecer.
Narrative Structure of The Office – Alyssa's Blog
Jim e Pam - The Office

  • Alguns pontos em comum: sim, eu já falei que eles não podem ser iguais em tudo, mas ter coisas em comum também é necessário, certo? Isso inclui gostos, hobbies ou até traços de personalidade em comum. É uma coisa que os une até o romance acontecer. Um exemplo pode ser Jake e Amy, de Brooklyn Nine-Nine, que, além de seu trabalho em comum, são ambos bem competitivos. 
s1 1x01 brooklyn nine nine amy santiago jake peralta jake x amy ...
Jake e Amy - Brooklyn Nine-Nine

  • Gestos: isso é o que faz a base do futuro relacionamento. É o que faz o leitor/telespectador dar aquele sorrisinho e dizer "Own! Que fofo!". São esses gestos que fazem a transição da amizade para o romance. São coisas sutis que demonstram o quanto eles se importam, mas sem exagerar.
10 Times Cece And Schmidt From "New Girl" Redefined Relationship Goals
Cece e Schmidt - New Girl


Bom gente, é isso por hoje, no próximo post falarei sobre cenas de beijo. Até a próxima!


Fontes:



https://www.youtube.com/watch?v=l2Z5mo538Cc 











 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Escrevendo cenas de beijo

Jornada do Escritor: Arquétipos no Storytelling